PARA A TURMA 1003, do CIEP 331


Criaturinhas fofas da minha vida, eis aí os textos solicitados para a próxima aula de Literatura, dia 11 de junho de 2013. Beijos para os beijáveis e abraços para os abraçáveis.


TEXTO 01 – Cantiga de Amor - da época – DOM DINIS

Você me proibiu, senhora,                           
de que lhe dissesse qualquer coisa            
sobre o quanto morro por sua causa.          
Mas então me diga,                          
Por Deus, Senhora: a quem falarei              
o quanto sofro e já sofri por você                
senão a você mesma?                                 

Ou a quem direi o meu amor
Se eu não o disser a você?
Calar-me não é o que quero
Mas dizê-lo também não adianta.
Sofro tanto de amor por você.
Se eu não  lhe falar sobre isso
Como saberá o que sinto?

Ou a quem direi o sofrimento/ que me faz sofrer,
se eu não for dizê-lo a você? / Diga-me: o que faço?
E, assim, se Deus lhe perdoa, / coita do meu coração,                             
a quem direi o meu amor?



TEXTO 02 – atual, com características de cantiga de amor -  Roberto Carlos


Eu tenho tanto pra te falar,               
mas com palavras não sei dizer                  
como é grande o meu amor por você.         
E não há nada pra comparar            
para poder lhe explicar                                 
como é grande o meu amor por você.         
Nem mesmo o céu, nem as estrelas,          
nem mesmo o mar e o infinito,                     
Não é maior que o meu amor,
Nem mais bonito.
Eu desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você.
Nunca se esqueça nenhum segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo,
Como é grande o meu amor por você.



Cantiga de Amigo



TEXTO 03 – da época – MARTIN CODAX

Tenho notícias                                              
de que hoje chega o meu namorado
e irei, mãe, a Vigo.                            

Tenho notícias                                              
de que hoje chega o meu amado                 
e irei, mãe, a Vigo.                            

Hoje chega o meu namorado                       
e está são e vivo                                          
e irei mãe, a Vigo.                             

Hoje chega o meu amado
E está vivo e são
E irei, mãe, a Vigo.
Está são e vivo
E amigo do rei
E irei, mãe, a Vigo.

Está vivo e são
E é da confiança do rei
E irei, mãe, a Vigo.


TEXTO 04 – atual, com características de cantiga de amigo – Chico Buarque

            Oh pedaço de mim               
            Oh metade amputada de mim          
            Leva o que há de ti               
            Que a saudade dói latejada  
            É assim como uma fisgada  
            No membro que já perdi                   
            Oh pedaço de mim
            Oh metade adorada de mim
            Leva os olhos meus
            Que a saudade é o pior castigo
            E eu não quero levar comigo
            A mortalha do amor... Adeus.



Cantiga de Escárnio



TEXTO 05 – da época -  Joan Airas de Santiago

Uma dona, não vou dizer qual,                    
teve um forte agouro,                       
pelas oitavas de Natal:                                 
saía de casa para ir à missa,                       
mas ouviu um corvo carniceiro                    
e não quis mais sair de casa.                      

A dona, de um coração muito bom,             
ia à missa                                         
para ouvir seu sermão,                                
mas veja o que a impediu:                           
ouviu um corvo sobre si                               
e não quis mais sair de casa.                      
A dona disse: - E agora?
O padre já está pronto
e irá maldizer-me
se não me vir na igreja.
E disse o corvo: - Quá a cá
e ela não quis mais sair de casa.

Nunca vi tais agouros,
desde o dia em que nasci,
como o que ocorreu neste ano por aqui:
ela quis tentar partir,
mas ouviu um corvo sobre si
e não quis mais sair de casa.


TEXTO 06 – atual, com características da cantiga de escárnio – Chico Buarque

A GALINHA

Todo ovo                   
Que eu choco           
Me toco                                 
De novo                                
Todo ovo                               
É a cara                                            
É a clara                    
Do vovô                                
Mas fiquei bloqueada
E agora                                 
De noite                                 
Só sonho                   
Gemada                                
A escassa produção 
Alarma o patrão                    
As galinhas sérias    
Jamais tiram férias    
“Estás velha, te perdôo        
Tu ficas na granja     
Em forma de canja”   
Ah!!!
É esse o meu troco
Por anos de choco
Dei-lhe uma bicada
e Fugi, chocada                    
Quero cantar

            Na ronda
            Na crista
            Da onda
            Pois um bico a mais
            Só faz mais feliz
            A grande gaiola
Do meu país.

Cantiga de Maldizer



TEXTO 07 – da época – Pero da Ponte

Quem a sua filha quiser dar             
uma profissão com que                                
possa prosperar                                           
há de ir a Maria Dominga,                
que lhe saberá muito bem mostrar;             
e vos direi o que lhe fará:                             
antes de um mês lhe ensinará                     
como rebolar as ancas.

E já lhe vejo a ensinar e sustentar               
uma filha sua;                                   
e quem observar bem suas artes                
pode afirmar isto:                              
que de Paris até aqui                        
não há mulher                                   
que rebole melhor.                            


E quem deseja enriquecer
não ponha sua filha a fazer
trabalhos manuais;
enquanto esta mestra aqui estiver
ela lhe ensinará a profissão certa
para que seja uma mulher rica,
a não ser que lhe faltem homens.
como rebolar as ancas.

Deve-se saber disso,
para aprender essas artes;
além disso, pode-se aprimorar
cada vez mais na profissão;
e depois que aprender tudo muito bem,
irá sustentar-se como puder;
Sustentar-se com seu próprio trabalho.


TEXTO 08 – atual, com características de cantiga de maldizer – Chico Buarque

GENI E O ZEPELIM


De tudo que é nego torto,                 
do mangue e do cais do porto,         
ela já foi namorada.               
O seu corpo é dos errantes,
dos cegos, dos retirantes,                
é de quem não tem mais nada.        
Dá-se assim desde menina  
na garagem, na cantina,                   
atrás do tanque, no mato.     
É rainha dos detentos,                     
das loucas, dos lazarentos,  
dos moleques do internato               
e também vai amiúde
com os velhinhos sem saúde
e as viúvas sem covil.
Ela é um poço de bondade
e é por isso que a cidade
vive sempre a repetir:
Joga pedra na Geni,
ela é feita pra apanhar,
ela é boa de cuspir,
ela dá pra qualquer um,
maldita Geni.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Literatura para o Ensino Médio

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Literatura - 1o ano