PARA O TERCEIRO ANO DO CIEP 331 - TURMA 3001

O Modernismo

                Pela diversidade e amplitude dos aspectos que compõem a arte moderna, torna-se muito difícil caracterizá-la com a mesma objetividade adotada para caracterizar movimentos(estilos de época) anteriores.

                Na verdade, tanto na Europa quanto no Brasil, em vez de um movimento uniforme, o que houve no início do século foram correntes artísticas que se caracterizaram pela quebra dos valores artísticos tradicionais e pela busca de técnicas e meios de expressão capazes de traduzir a nova realidade do século XX.

                No Brasil,  a todas essas tendências chamou-se Modernismo, movimento equivalente ao Futurismo, para os italianos e ao Expressionismo, para os alemães.


A Semana de Arte Moderna: 1922.

                Quando a Europa vivia seu último movimento de vanguarda, o Surrealismo, abriu-se ao público brasileiro o saguão do Teatro Municipal de São Paulo, nas noites de 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922,  para uma série de apresentações, onde vários artistas mostravam obras com uma nova linguagem afinada com as correntes estéticas do começo do século.

                A Semana não foi apenas um movimento artístico, mas também político e social(pregava a tomada de consciência da realidade brasileira). Constituiu-se no “brado coletivo” do movimento modernista, já enraizado em várias obras, artigos e manifestos desde 1917.

                O evento tornou-se possível graças ao apoio financeiro dos fazendeiros de café, uma contradição, já que um dos objetivos era “assustar a burguesia que cochila na glória de seus lucros.”



Texto 01:  OS SAPOS – Manuel Bandeira

                Enfunando os papos,                                       
                Saem da penumbra,                                          
                Aos pulos, os sapos.                                         
                A luz os deslumbra.                                          

                Em ronco que aterra,                                       
                Berra o sapo-boi:                                             
-“Meu pai foi à guerra”                                  
- “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”               

                O meu verso é bom.                                           
                Frumento sem joio.                                           
                Faço rimas com                                                 
                Consoantes de apoio.                                      

                Vai por cinquenta anos                                   
                Que lhes dei a norma:                                      
                Reduzi sem danos                                             
                As formas a forma.                                            

                Clame a saparia                                               
                Em críticas céticas:                                          
                Não há mais poesia,                                         
                Mas há artes poéticas...”                                

                Urra o sapo-boi:                                               
                -“Meu pai foi rei!” – “Foi!”                          
-“Não foi! “ – “Foi!” – “Não foi!”                                                 
Brada em um assomo                                      
                O sapo-tanoeiro:                                                              
                - “A grande arte é como                                  
      Lavor de joalheiro.                                           ..

                O sapo-tanoeiro,
                Parnasiano aguado,
                Diz: -“Meu cancioneiro
                É bem martelado.

                Vede como primo
                Em comer os hiatos!
    Que arte! E nunca rimo
    Os termos cognatos.

                Ou bem de estatutário.
                Tudo quanto é belo,
                Tudo quanto é vário,
                Canta no martelo.

                Outros, sapos-pipas
                (Um mal em si cabe),
                Falam pelas tripas:
                -“Sei!”- “Não sabe!”- “Sabe!”

                Longe dessa grita,
                Lá onde mais densa
                A noite infinita
                Verte a sombra imensa;

                Lá, fugido ao mundo,
                Sem glória, sem fé,
    No perau profundo
E solitário, é
Que soluças tu,                                                                  
                Transido de frio,
                Sapo-cururu
      Da beira do rio...

Texto 02: A Emoção Estética na Arte Moderna
Graça Aranha, na abertura da Semana

      “Para muitos de vós a curiosa e sugestiva exposição que gloriosamente inauguramos hoje é uma aglomeração de ‘horrores’. Aquele Gênio supliciado, aquele homem amarelo, aquele carnaval alucinante, aquela paisagem invertida, se não são jogos da fantasia de artistas zombeteiros, são seguramente desvairadas interpretações da natureza e da vida. Não está terminado o vosso espanto. Outros ‘horrores’ vos esperam. Daqui a pouco, juntando-se a esta coleção de disparates, uma poesia  liberta, uma música extravagante, mas transcendente, virão revoltar aqueles que reagem movidos pelas forças do passado.”

Texto 03: Menotti del Picchia – na 2a noite do evento

                “Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminé de fábricas, sangue, velocidade, sonho, na nossa Arte!”



REPERCUSSÃO  DO EVENTO NA IMPRENSA DA ÉPOCA

            “Foi como se esperava, um notável fracasso a récita de ontem na pomposa Semana de Arte Moderna, que melhor e mais acertadamente deveria chamar-se Semana de Mal – às Artes.”  (Folha da Noite – 16.02.22)

                “A Semana de Arte Moderna está para acabar. É pena, porque, com franqueza, se do ponto de vista artístico aquilo representa o definitivo fracasso da escola futurista, como divertimento foi insuportável.” (Jornal do Commercio – 18.02.22)

                “As colunas da seção livre deste jornal estão à disposição de todos aqueles que, atacando a Semana de arte Moderna, defendam nosso patrimônio artístico.” (O Estado de São Paulo)


                DIVULGAÇÃO DAS IDÉIAS DA SEMANA

A partir dos acontecimentos no Teatro Municipal, divulgados pela imprensa da época, as novas idéias encontraram adeptos por todo o país. Assim, no período de 1922 a 1930 (primeira fase do Modernismo no Brasil) difundiram-se, por nosso cenário cultural, diversos manifestos e grupos, além de diversas revistas:

·         Manifesto da Poesia Pau-Brasil : “A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.  -  A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica.  – A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.”

·         Manifesto Antropófago: “Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. – Tupy or nor tupy, that is the question. – Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto felicidade.”

·         Manifesto Nhenguaçu Verde-Amarelo:  “Aceitamos todas  as instituições conservadoras, pois é dentro delas mesmas que faremos a inevitável  renovação do Brasil, como o fez, através de quatro séculos, a alma da nossa gente, através de todas as expressões históricas. Nosso nacionalismo  é verdamarelo e tupi.”

Manifesto Regionalista de 1926: “Trabalhar em prol dos interesses da região (Nordeste) nos seus aspectos diversos: sociais, econômicos e culturais. – Desenvolver  o sentimento de unidade do Nordeste dentro dos novos valores modernistas.”



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