AS FUNÇÕES DA LITERATURA

 Engana-se quem pensa que a literatura serve apenas para nos fazer “viajar” para outros universos. Obviamente, textos literários podem ter essa função de aguçar nossa imaginação e nos levar “além da realidade”, mas a literatura não se resume apenas a isso.

Aristóteles foi o primeiro pensador que discutiu sobre as funções da literatura em sua obra “Poética”, definindo que os textos literários possuem três funções: a cognitiva, a estética e a catártica.

Contudo, no contexto atual, estudos diversos incorporam outras funções da literatura, que você irá conhecer em detalhes logo abaixo.

 

1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas

A obra literária pode ter como função a apresentação de um retrato da realidade de modo a descrever, criticar, ironizar ou satirizar problemas da nossa sociedade. Quando isso ocorre, dizemos que a literatura é engajada.

As questões sociopolíticas retratadas podem ser diversas, como o racismo, a seca, a corrupção, a pobreza, o autoritarismo político etc.

Diversas escolas literárias ao longo da nossa história tiveram esse objetivo mais presente nas suas produções, como os seguintes exemplos:

 

Navio Negreiro – Castro Alves: 3ª Geração do Romantismo

O Cortiço – Aluísio Azevedo: Naturalismo

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Realismo

Vidas Secas – Gracilianos Ramos: 2ª Geração do Modernismo

 

2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos

Uma obra tem função catártica quando ela é capaz de provocar no leitor uma espécie de “explosão” de sentimento, fazendo aflorar do nosso interior sensações que podem ser de qualquer tipo, como tristeza, alegria, raiva, realização.

 

Nesse caso, o texto literário consegue de fato “mexer” profundamente com seu leitor, gerando choro, sorrisos, ansiedade, calafrios etc.

Os exemplos de textos que têm essa função como predominante vão depender da recepção de cada leitor, mas costuma-se associar poemas e textos mais poéticos à função catártica.

 

3- Função estética – gerar admiração pelo belo

Quando um texto literário tem essa função como predominante, o que se percebe é que seu principal objetivo é gerar admiração do leitor devido à sua perfeição artística, ou seja, perceber e valorizar a beleza da obra.

Esse aspecto do “belo” na literatura pode estar ligado ao jogo de palavras e imagens criados pelo autor, pela perfeição da escrita, pela capacidade criativa única etc.

Entre os principais exemplos que ilustram textos com função predominantemente estética podemos citar:

Olavo Bilac – Parnasianismo: devido à habilidade de compor poemas com rima, ritmo e métrica perfeitos.

Guimarães Rosa – 3ª geração do Modernismo: devido à capacidade de criar um vocabulário e realidade únicos para suas obras.

 

4- Função cognitiva / epistemológica – transmitir conhecimento

Uma função primordial de todo tipo de produção escrita é, sem dúvidas, a capacidade de transmitir informações, e com a literatura não seria diferente.

Nos textos literários que têm função cognitiva, o objetivo é também transmitir conhecimentos ao leitor, por exemplo, períodos da história, sentimentos variados, situações humanas diversas, características culturais etc.

Exemplo claro disso são os textos do Quinhentismo no Brasil, que tratam de traçar uma descrição da terra e dos povos recém “descobertos”.

Carta de Pero Vaz de Caminha – Quinhentismo

 

5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver

A literatura pode ter também a função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão.

Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo, ou seja, “prendê-lo”.

www.canaldoensino.com.br

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Literatura para o Ensino Médio

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Literatura - 1o ano