FIGURAS DE LINGUAGEM – PARTE 1

 

Comparação / Símile

Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual).

Seus olhos são como jabuticabas.

Minha mãe é como uma santa.

 

Metáfora

A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.

 

A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

Ela tem olhos de jabuticabas.

Minha mãe é uma santa.

 

Metonímia

A metonímia é a transposição de significados considerando a parte pelo todo, o autor pela obra...

Costumava ler Shakespeare. (Costumava ler as obras de Shakespeare.)

Ouve Cazuza todo dia.

Prosperou com o suor do seu rosto.

O pão nosso de cada dia.

 

Catacrese

A catacrese é uma espécie de metonímia, e representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica.

 

Embarcou há pouco no avião.

Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.

O pé da mesa.

Cabeça de alho.

 

Eufemismo

O eufemismo é utilizado para suavizar o discurso.

 

Entregou a alma a Deus.

 

Ironia

A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

 

O general é  tão inteligente que não acerta sequer o destino da vacina.

 

Personificação

A personificação ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais.

O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

 

Antítese

A antítese é o uso de termos que têm sentidos opostos.

Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.

 

 

Paradoxo

O paradoxo representa o uso de ideias que têm sentidos opostos, não apenas de termos (tal como no caso da antítese).

Estou cego de amor e vejo o quanto isso é bom.

Como é possível alguém estar cego e ver?

 

Pleonasmo

Pleonasmo é a repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado.

A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)

“E rir meu riso e derramar meu pranto...”

 

Não confunda o PLEONASMO, figura de linguagem, com o VÍCIO DE LINGUAGEM chamado pelo mesmo nome: descer pra baixo, subir pra cima, entrar pra dentro, hemorragia de sangue..... Esses casos precisam ser evitados.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Literatura para o Ensino Médio

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Literatura - 1o ano