MOVIMENTOS DE VANGUARDA EUROPEIA: CUBISMO, DADAÍSMO E SURREALISMO
Cubismo
O Cubismo surgiu na França em 1907 e tem como característica a fragmentação da realidade, o ilogismo, o humor e flashes
cinematográficos.
Apresenta também uma sobreposição de assuntos, espaços e
tempos diferentes e a linguagem utilizada de forma predominante é a nominal.
A literatura no Cubismo também retratou a fragmentação e a geometrização
da realidade por meio da linguagem: as
palavras são soltas e dispostas no papel com o objetivo de criar uma imagem.
Ilogismo: Os textos cubistas são caracterizados pela
exclusão da lógica formal, onde o
pensamento não é racional, ele surge entre o consciente e o inconsciente do
autor.
Linguagem
caótica: Utiliza-se uma linguagem caótica, onde não há uma
lógica, as palavras são soltas e dispostas de forma aleatória.
Tempo
presente: Ansioso por viver seu tempo, o momento presente, para o
escritor cubista tudo passa a ser tema para poesia, como por exemplo: paisagens, visões exóticas, viagens.
Humor: O
humor encontra-se presente nos textos cubistas, provocado não só pelas ironias,
mas pela própria disposição gráfica das palavras.
O poeta francês Guillame Apollinarie foi o responsável
pelo primeiro manifesto da literatura cubista, logo após as primeiras
exposições de artistas como Pablo
Picasso e Braque.
Guillaume
Apollinaire foi um escritor e crítico de arte francês, provavelmente o mais
importante ativista cultural das vanguardas do início do século XX, onde ficou
conhecido particularmente por sua poesia.
Na obra Il pleut de Apollinaire, podemos observar que o autor aproxima a
poesia da pintura, onde busca reproduzir a queda da chuva, rompendo a
organização de estrofe e verso.
Tradução
literal do poema Il pleut (Chove) de Apollinaire:
"Chovem vozes de
mulheres como se estivessem mortas mesmo na recordação. Chovem também vocês
maravilhosos encontros de minha vida ó gotinhas, e estas nuvens empinadas se
põem a relinchar todo um universo de cidades minúsculas. Escuta se chove
enquanto a mágoa e o desdém choram uma antiga música. Escuta caírem os laços
que te retém embaixo e em cima."
A literatura cubista somente
tomou forma através da poesia. A associação entre ilogismo, simultaneidade, algo instantâneo e humor foi explorado na
busca de se criar novos pontos de vista e afirmar a necessidade de se manter as
coisas em permanente relação. No Brasil,
a influência dessa vanguarda surge nas obras de Oswald de Andrade.
Ao observarmos o poema de
Oswald de Andrade, percebemos as estranhas associações que deslocam, ao mesmo
tempo, o olhar para vários aspectos da realidade.
HÍPICA
Saltos
records
Cavalos
da Penha
Correm
jóqueis de Higienópolis
Os
magnatas
As
meninas
E
a orquestra toca
Chá
Na
sala de cocktails
Oswald de Andrade apresenta
em seu poema cubista o ambiente de uma corrida de cavalos na hípica. Nele,
também existe uma “sobreposição” de imagens, que desloca o olhar do leitor da
pista e o dirige para o público.
O resultado é a criação de
uma imagem plural composta de diferentes planos da própria realidade
Dadaísmo
O Dadaísmo é um movimento artístico e literário que surgiu na Europa, na cidade suíça de Zurique, em 1916, como uma negação de jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a guerra.
Por muitos críticos, é
considerado o mais radical dos movimentos da Vanguarda Europeia. Esse movimento
representava a destruição e anarquia de valores e formas.
Por se tratar de um
movimento de crítica cultural mais amplo, que aborda não somente as artes, mas
modelos culturais passados e presentes, é considerado um movimento radical de
contestação de valores que utiliza vários canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros.
O movimento dadaísta
promovia o "terrorismo
cultural", pois negava todas as tradições sociais e artísticas. Tinha
como base o niilismo (descrença absoluta),
o ilogismo (ausência de lógica ou de regras) e o slogan "a destruição também é criação".
O movimento surgiu com a
intenção de negar todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. É
considerado um movimento antipoético,
antiartístico, antiliterário, tendo em vista que questiona até a existência
da arte, da poesia e da literatura. O Dadaísmo difundiu-se através da revista Dada e, através dela, as ideias
deste movimento chegaram à Nova Iorque,
Berlim e Paris.
O Dadaísmo é considerado
como a estética do absurdo, do
incoerente, do ilógico, do surreal, a começar pelo próprio nome. De acordo
com a versão aceita sobre a origem do termo Dadaísmo, quando questionado sobre
o significado da palavra dada, Tristan
Tzara, poeta e criador do Dadaísmo, afirmou que dada não significava absolutamente nada, que ele encontrou essa palavra
por acaso, ao abrir o dicionário.
Características
do Dadaísmo na literatura
Na literatura, o dadaísmo
apresenta a falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de
ridicularizar o tradicionalismo. Apresenta
ainda:
- Agressividade verbalizada
- Desordem das palavras
- Incoerência
- Banalização da rima, da lógica e do raciocínio.
- Elementos mecânicos;
- Desejo de romper o limite entre as varias modalidades
artísticas;
- Irreverência artística;
- Protesto contra a guerra, o capitalismo e o consumismo;
- Caráter pessimista e
irônico, principalmente em relação à política;
- Incorporação de diversos materiais;
- Utilização de diversas
formas de expressão, como a fotografia, poesia, música sons, etc. na composição
das obras de arte.
A falta de lógica e a espontaneidade do Dadaísmo atingiram na
literatura sua expressão máxima, se caracterizando através do improviso, da desordem e pela rejeição a
qualquer tipo de racionalização e equilíbrio. Em seu último manifesto,
Tristan Tzara afirma que o grande segredo da poesia é que "o pensamento sai da boca". Diante da dificuldade da
compreensão desta afirmação, criou então uma receita de poema dadaísta para
guiar seus seguidores:
Veja
como escrever um poema dadaísta a partir da receita
fornecida pelo próprio criador do movimento, Tristan Tzara:
Receita
de um poema dadaísta:
Pegue um jornal.
Pegue uma tesoura.
Escolha no jornal um artigo
do tamanho que você deseja dar ao seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com
atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço
um após o outro.
Copie conscienciosamente na
ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com
você.
E ei-lo um escritor
infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que
incompreendido do público.
Dadaísmo
no Brasil
O Dadaísmo no Brasil
refletiu na produção de alguns artistas nos primeiros anos da arte modernista, como
obras de Flavio de Carvalho e Ismael
Nery.
O escritor Mário de Andrade apresenta forte
referência dadaísta na publicação do livro Paulicéia
Desvairada, que possui um poema intitulado “Ode ao burguês” e que já no prefácio o autor faz a recomendação de
que só deveriam ler o poema quem
soubesse urrar.
Observe
um trecho do poema:
Ode
ao burguês
“Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”
O escritor Manuel Bandeira, considerado o maior
poeta lírico brasileiro do Modernismo, mostrou muita influência dadaísta em
suas obras, principalmente trabalhando no poema-piada.
Observe no poema a seguir a
paródia feita a partir de um poema do romântico Joaquim Manuel de Macedo (A
Moreninha).
Mulher, irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno e curvo
Jurar amor, chorar pranto de sangue,
Não creias, não mulher: ele te engana!
As lágrimas são galas da mentira
E o juramento manto da perfídia.
Entre 1921 e 1922, o
movimento dadaísta chega ao fim. Pode-se afirmar que o Dadaísmo serviu como
base para vários movimentos artísticos do século XX, como o surrealismo, arte conceitual, pop art e expressionismo abstrato.
Surrealismo
O Surrealismo foi um
movimento artístico e literário que surgiu na França na década de 20.
O movimento era caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, pregando a revolta
contra tudo aquilo que reprimia a liberdade.
Os autores surrealistas
sofreram influência direta dos estudos de Sigmund
Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser
humano, considerado como expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho, o homem estava livre de
toda a crítica, da censura e principalmente da lógica.
O marco inicial do
Surrealismo foi a publicação do Manifeste
du Surréalisme (Manifesto do Surrealismo), do francês André Breton, em 1924.
Outros
marcos importantes do surrealismo (1929):
Publicação da revista A Revolução Socialista
Publicação do segundo Manifesto Surrealista
Princípios básicos do Surrealismo
No Manifesto do Surrealismo,
foram apontados os princípios básicos do movimento surrealista: a ausência da lógica, o resgate das
emoções, a exaltação da liberdade de criação, do impulso humano, a adoção de
uma realidade superior, entre outros.
No
campo das artes plásticas, destacaram-se:
Salvador
Dalí
e a obra “A Persistência da Memória”,
de 1931. A Persistência da Memória é considerada a obra síntese do período
surrealista, pois agrega os elementos característicos do movimento, como o rompimento com a razão, a liberação da
imaginação, a estética onírica, etc
O
Surrealismo na literatura
Os autores do surrealismo
inovaram e renunciaram o romance e a poesia em estilos clássicos, que representavam
os valores sociais burgueses da época. As poesias e textos deste movimento são
caracterizados pela liberdade e livre
associação de ideias, o uso da escrita automática, que consistia em
escrever tudo aquilo que vem à mente, sem cortes e, em frases feitas com
palavras recortadas de revistas, jornais e imagens demonstravam as ideias do
inconsciente.
No
Brasil, o movimento chegou na década de 1930 e foi absorvido pelo movimento Modernista. É possível observar
características surrealistas nas pinturas Nu, de Ismael Nery, e Abaporu, de
Tarsila do Amaral.
https://www.soliteratura.com.br/
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